Bola pesada

Espalhados, times de futsal de Pelotas vivem diferentes cenários

Malgi estreia neste domingo na Série Ouro da FGFS, enquanto BR joga em casa no mesmo dia com chance de se aproximar da classificação na Série B da Liga Gaúcha

Foto: Pedro Lopes - BR é terceiro colocado na Série B da Liga Gaúcha

A criação da Liga Gaúcha, em 2017, acrescentou novas ramificações ao futsal do Estado, com a dissidência da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). Consequentemente, ao traçar um raio-x dos diferentes campeonatos em andamento, várias tabelas e contextualizações são necessárias.

Neste fim de semana, por exemplo, equipes da região vão a quadra por diversas competições – inclusive fora do Estado, já que a ABF, de São Lourenço do Sul, está em Manaus para disputar a Taça Brasil. Dois representantes de Pelotas atuam neste domingo (27): Malgi e BR. A seguir, confira um resumo do cenário vivido por cada time da cidade.

Malgi em dois Estaduais

Na FGFS, uma das atrações do domingo é a estreia da Malgi na Série Ouro feminina. A equipe pelotense participa, paralelamente, do Estadual da Liga Gaúcha, em que já garantiu vaga nas quartas de final e apenas aguarda dois jogos do torneio, entre alguns de seus oponentes, para saber quem enfrentará no primeiro mata-mata.

Malgi já jogou oito partidas e aguarda encerramento da primeira fase da Liga Gaúcha para saber quem enfrentará

Por conta da vinculação da FGFS à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), apenas os campeonatos ligados à federação dão lugar em disputas nacionais, como Taça Brasil e Copa do Brasil, da próxima temporada. Foi com esse objetivo que a Malgi ingressou na entidade, além de também ganhar uma nova possibilidade de se sagrar campeã gaúcha.

A rodada de abertura reserva compromissos duplos para o time do técnico Maurício Giusti. Às 11h deste domingo, em Arroio Grande, o adversário é o Palestina. A partir das 14h30min do mesmo dia, a Malgi encara as Leoas, de Capão do Leão. Enquanto isso, no Estadual da Liga Gaúcha, o último jogo da primeira fase acontecerá apenas em 2 de setembro – até lá, as pelotenses esperam.

BR na Série B da Liga Gaúcha

Único representante masculino de Pelotas na Liga Gaúcha, o BR Futsal, na Série B, joga em casa neste domingo, às 19h, no Ginásio do Sesi. Contra o Peñarol Guaíba, o time do técnico Paulo Lobo pode dar mais um passo para a classificação, que já está encaminhada – se classificam oito das nove equipes às quartas de final. Os dois finalistas da competição garantem o acesso à elite de 2024.

BR tem classificação encaminhada às quartas de final da Série B da Liga Gaúcha

Em terceiro lugar da chave A, o BR está vendendo ingressos antecipados por R$ 15 até sábado, com aquisição pelo Direct do Instagram (@brfutsalpelotas) ou via WhatsApp, por este link. No domingo o preço sobe para R$ 20. Crianças de no máximo 12 anos, matriculadas e frequentando aulas na rede pública municipal de Pelotas, não pagam ingresso caso estejam acompanhadas por um adulto.

Há limitação de 50 unidades dessa promoção e é necessário se cadastrar previamente via Instagram ou WhatsApp do BR. Também se deve apresentar comprovante de frequência da criança.

Paulista na Série Ouro

Vice-campeão da Série Ouro masculina da FGFS em 2021, o Paulista não vive bom momento. Na atual edição do campeonato, o tradicional Rubro-Negro de Pelotas segue sem vencer e tem chance quase nula de avançar às quartas de final. Restam três partidas na primeira fase. O Riograndense, de Rio Grande, ainda luta para se classificar.

Paulista está virtualmente eliminado da Série Ouro. Faltam três partidas para o Rubro-Negro

Como trouxe a página 31 da edição desta sexta-feira do DP, a Associação Brasil Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul, está em Manaus (AM) para estrear, às 15h30min, deste domingo, contra o Brasília, na Taça Brasil. Atuais campeões da Série Ouro, os lourencianos já estão garantidos nas quartas de final da edição deste ano.

ATF na Série Prata

O antigo Trairagem, ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis, tem lugar assegurado nas quartas de final da Série Prata da FGFS. No próximo fim de semana, a equipe pelotense encerra sua participação na primeira fase da competição, da qual os quatro melhores sobem à Série Ouro de 2024. No mesmo torneio, o URF, de Rio Grande, será justamente a adversária da ATF na rodada final, dia 2, no Profut.

ATF Pelotas tem classificação assegurada às quartas de final da Série Prata da FGFS

Kastilho City na Série Bronze

Em sua temporada de estreia, o Kastilho City, de Pelotas, ficou em quinto lugar do grupo na primeira fase e não conseguiu passar aos mata-matas da Série Bronze da FGFS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil entra em fase final de negociação com atletas Anterior

Brasil entra em fase final de negociação com atletas

Com time reserva, Inter empata sem gols com o Flamengo no Maracanã Próximo

Com time reserva, Inter empata sem gols com o Flamengo no Maracanã

Deixe seu comentário